Purga cutânea: o que é, como reconhecê-la e como difere das alergias

Se aparecerem erupções cutâneas, cravos e espinhas ao usar um novo cosmético, pode ser uma purga da pele, que é um reação cutânea ao novo produto. Veja como reconhecer a purga da pele, quais ingredientes ativos a causam e como ela difere das erupções cutâneas alérgicas.

PURGA DE PELE: O QUE É

O purga de pele é um efeito colateral do uso de um novo produto para a pele, que leva a um aumento temporário da presença de manchas. Literalmente “purga da pele” significa purga da pele, ou um processo de purificação e purificação da pele. Espinhas, espinhas pretas ou brancas e bolhas podem aparecer no rosto de forma evidente e mais massiva do que o normal, principalmente após o uso de produtos para a pele que pela primeira vez aumentar a renovação celularcomo ácidos esfoliantes e retinóides.

Não demonizemos imediatamente o novo cosmético incluído na rotina de beleza ou na fase de purgar! Na verdade, as imperfeições que surgem já estão presentes sob a pele e não causado diretamente pelo produto. A purga cutânea é um processo normal e benéfico através do qual a pele se “purga”, libertando os poros do excesso de sebo, toxinas e impurezas, empurrando-os para a superfície. É um fenômeno temporáriosobre o qual aprendemos nas análises dos principais produtos do The Ordinary. Vamos considerar esse o preço a pagar por uma pele perfeita, sem poros visíveis e uma linda pele de vidro!

Purga de pele

PURGA DA PELE: COMO RECONHECER

Existem alguns sinais que precisamos observar para entender se estamos enfrentando uma situação de purgação da pele. Em primeiro lugar, se tivermos introduzido um novo produto esfoliante para a pele ou que estimula fortemente a renovação celular, há uma boa chance de que as imperfeições sejam causadas pela fase normal de purificação da pele. De modo geral, trata-se de purgação da pele quando:

  • cravos, espinhas e bolhas aumentamprincipalmente na zona T (testa, nariz, queixo);
  • impurezas aparecem em áreas onde normalmente não tínhamos nenhuma ou em zonas onde normalmente os temos, mas em maior quantidade;
  • surtos de espinhas e manchas são temporários e desaparecer dentro de algumas semanas.

Pele com reação de purga cutânea

PURGA DA PELE: QUANTO TEMPO DURA

A principal característica da purga da pele é que ela é um condição temporária da peledestinado a desaparecer para dar lugar aos reais resultados positivos do cosmético. Geralmente, essa condição dura cerca de 4 semanasisto é, durante toda a duração do ciclo cutâneo, mas pode acontecer que persista até 8 semanas. Após este período de tempo, se continuarem a aparecer mais imperfeições do que o habitual, poderá não ser uma simples limpeza de pele. Neste caso é aconselhável entrar em contato com o dermatologista para saber se se trata de purgação ou irritação da pele.

Processo de purga ou purificação da pele

DIFERENÇA ENTRE PURGA DA PELE E REAÇÃO ALÉRGICA

No caso de pele sensível e particularmente reativa, pode ser difícil distinguir entre purgação da pele ou uma reação alérgica ao cosmético ou a alguns dos seus ingredientes. Não é uma hipótese absurda se pensarmos, por exemplo, que existem cerca de 80 fragrâncias alergénicas em cosméticos! No entanto, existem alguns indicadores significativos nos quais você pode confiar para entender se é uma alergia:

  • reação cutânea quase imediata ao cosmético ou ingrediente alergênico;
  • presença de coceira, vermelhidão e inchaçosintomas típicos de alergia;
  • duração do desconforto por mais de 8 semanasé provável que seja uma reação alérgica.

Purgação da pele ou alergia

PURGA DA PELE: O QUE FAZER

Partimos do pressuposto de que a purga da pele não é um fenômeno que ocorre sempre. Nem todos os tipos de pele passam por esta fase específica de purificação. Também é bom lembrar que o que aparece na superfície da pele já estava presente sob a pele. Então, mais cedo ou mais tarde iria sair, então é melhor que saia para que a pele se limpe bem!

Portanto, não é preciso se assustar e parar de usar o cosmético “incriminado”! Na verdade, é necessário tentar ser constantes na aplicação para que, passada a purga da pele, o produto possa finalmente dar os efeitos prometidos. Ou seja, uma tez lisa, macia e radiante! Absolutamente a ideia de tentar esmagar ou torturar espinhas e imperfeições de diferentes maneiras é proibitiva. Esta regra se aplica a todos os casos em que se trata de imperfeições no rosto, pois o risco é piorar a situação deixando cicatrizes e manchas escuras na pele.

Podemos lidar com a purga da pele com alguns remédios, como modificar ligeiramente nosso ritual de cuidados com a pele talvez optando por regimes de skinimalismo. Nesta fase de purificação o melhor é escolher o limpador facial e o tônico facial mais delicado possível, seguido de um sérum facial calmante, protetor solar e um dos melhores cremes faciais hidratantes.

O que fazer em caso de purga da pele

QUAIS ATIVOS CAUSAM PURGA DA PELE

O fenômeno de autopurificação da pele está ligado aos princípios ativos que aceleram o processo de esfoliação da pele e regeneração celular. Ao agir profundamente, esses ingredientes podem trazê-los à superfície impurezas presentes sob a pele mais rapidamente do que o normal. Aqui, caso a caso, estão os ingredientes ativos para a pele que podem causar essa erupção cutânea.

  • Purga de pele do retinol: os retinóides podem causar purgação nas primeiras semanas de uso, por isso muitas vezes é recomendado introduzi-los aos poucos e usá-los em dias alternados.
  • Purga de pele de ácido glicólico E purga de pele Ácido salicílico: alfa-hidroxiácido (AHA) e beta-hidroxiácido (BHA) que esfoliam a pele, aumentando a sua luminosidade. Ao acelerar a renovação celular, eles podem dar vazão às imperfeições durante as primeiras aplicações.
  • Purga de pele da vitamina C: ingrediente antioxidante e abrilhantador que, utilizado em altas concentrações, pode levar à purgação;
  • Purga de pele da niacinamida: pode ocorrer quando o ativo está presente em porcentagens elevadas, como visto nas revisões da niacinamida The Ordinary;
  • Purga de pele do ácido hialurônico: casos extremamente raros, pois o ácido hialurônico sozinho geralmente não causa esse tipo de reação. Quando isso ocorre, a causa provavelmente não é o princípio ativo, mas um dos demais componentes do cosmético.

Esse fenômeno também pode ocorrer após a realização de peelings químicos faciais, à base de ácidos esfoliantes que eliminam as células mortas e refinam a pele. Além disso, podemos encontrar-nos nesta situação mesmo quando usamos pela primeira vez cosméticos orgânicos, que podem conter ingredientes causadores de purga.

Ativos de cuidados com a pele que causam purgação da pele

Deixe-nos saber se você já teve que lidar com purga de pele e como lidou com isso.

COMO SE MANTER ATUALIZADO

Para ficar atualizado sobre as últimas novidades, assine nossa newsletter. Se quiser pedir conselhos sobre como se maquiar, comentar novidades de looks e beleza e conversar com a equipe Beautydea você pode entrar no nosso grupo no Facebook. Se você estiver interessado em códigos de desconto, promoções e brindes, cadastre-se no canal Telegram de descontos da Beautydea.


Informações sobre cuidados com a pele para excelentes cuidados com a pele:

Publicar comentário