Julgamento de “Camelot”: revogadas sentenças civis contra o engenheiro Contiguglia
O processo judicial resultante da operação é definitivamente encerrado após mais de dez anos “CAMELOTE” que em 2014 afetou o município de Sant’Agata Di Militello. Lá Tribunal de Recurso de Messinadecidindo sobre o encaminhamento do Tribunal de Cassaçãoproferida com a sentença do último dia 9 de maio, decretou a revogação das penas cíveis impostas ao engenheiro Giuseppe Contigugliaex-gerente da secretaria técnica municipal. Na sequência da sentença de primeiro grau que declarou a responsabilidade do arguido como organizador da suposta associação criminosaem novembro de 2022 o Tribunal de Recurso reformou parcialmente a sentença ao declarar a prescrição, porém confirmando a decisão sobre acordos civis. Após o indeferimento do primeiro recurso Cassaçãoo defensor do acusado, advogado Massimiliano Fábiopropôs recurso extraordinário perante o mesmo Suprema Cortededuzindo o erro de facto contido na sentença impugnada relativamente à data da última infração penal impugnada e, portanto, à data de início da prescrição já anterior à decisão de primeiro grau. O recurso extraordinário foi acatado pelo Segunda Seção Criminalcom revogação da decisão anterior Cassação e anulação com remissão para outro trecho da sentença recorrida. Ao final do novo julgamento, portanto, o colegiado de Messina concluiu que o último crime de multa contestado, por hipótese de falsificação, referia-se ao ano de 2012, tanto que foi declarado prescrito na mesma sentença de primeira instância. Por esta razão, os estatutos civis foram revogados.
O advogado Massimiliano Fábio declara: «Chegou finalmente ao fim um longo e polémico processo judicial para o qual a aceitação do anterior recurso extraordinário para o Supremo Tribunal, que era tudo menos habitual, já tinha representado um ponto particularmente significativo, afirmando um princípio jurisprudencial de particular relevância».
«Estou extremamente satisfeito com o resultado obtido graças ao profissionalismo e tenacidade do meu advogado Massimiliano Fabio. Ele sempre acreditou na minha inocência e isso o levou a me encorajar e apoiar.” comentou o próprio engenheiro Giuseppe Contiguglia. «No entanto, o longo e conturbado processo processual fez-me avaliar melhor a vida e os seus valores que incluem: família, amigos verdadeiros e trabalho. Quero dedicar o meu alívio e a minha alegria justamente à família: sem eles não teria conseguido ultrapassar a “tempestade”, contra todos e contra tudo, na consciência de ser um “lutador”, como alguém disse, dando-me o força para seguir em frente e prosseguir no caminho de vida e profissional que me levou a alcançar resultados e satisfação. Por fim, não esqueço a minha Santa Ágata a quem tudo dei e por quem ainda daria tudo, mas percebo que tudo deve ser feito a seu tempo.”