Mistretta, Luciano Catania apresenta seu novo livro: “Gente de outra época”
Após inúmeras publicações sobre a regulamentação e tributação das autoridades locais, Luciano Catânia ele decidiu se aventurar na escrita humorística. No ano passado estava debaixo da árvore de Natal “Ameno: considerações semi-sérias e outras gentilezas para comentar os acontecimentos ocorridos nos últimos anos”enquanto este ano está em alta “Gente de outra época: histórias bizarras de uma humanidade perdida”.
A apresentação da coletânea de nove contos aconteceu no último domingo em Palazzo Mastrogiovanni Tascana presença de uma sala lotada. A primeira intervenção foi a de Ricardo Zingone, representante de Pro Loco Mistretta (que junto com a Prefeitura de Amastrato organizou o evento), que descreveu o acervo e falou sobre o autor, com quem está unido por uma amizade que dura mais de meio século.
O diretor da escola secundária, Maria Grazia Antinororevisou algumas histórias, com uma análise cuidadosa e oportuna dos textos, alternando ao microfone com Zingone que leu trechos significativos das histórias humorísticas e irônicas. O prefeito, Sebastiano Sanzarellotraçou alguns aspectos do perfil do autor, destacando o fato de que Catânia conseguiu aliar o sucesso profissional como gestor da administração pública à paixão pela escrita, recebendo diversos prêmios e reconhecimentos. A reunião terminou com uma troca de pontos de vista entre Giuseppe Cuva, jornalista por Transmissãoe o autor.
Luciano Catânia nasceu em Mistrettahá cinquenta e nove anos, é jornalista freelancer, secretário-geral da Município de Enna e atualmente presidente do órgão liquidatário extraordinário da Taormina.
O novo livro é uma coleção de nove contos cujos protagonistas são pessoas comuns com suas pequenas histórias para contar: o moderado que tenta subir na escala política, o mesquinho apaixonado, o ignorante sabe-tudo, o racista e homofóbico com muitos amigos negros e gays, o perdedor, o o cronicamente distraído, o burocrata irrepreensível que conseguia desviar-se do caminho certo por amor, o sedutor sexagenário, o preguiçoso.
Estereótipos que desmoronam, ironia, humor frio e estilo direto. Nesta coletânea de contos há a realidade de diferentes personagens, feitos de obsessões e fraquezas, contados com divertida simpatia.
“Não gosto de expressar opiniões definitivas sobre as pessoas – diz o autor. Como dizem os nativos americanos, você não deve julgar seu vizinho antes de caminhar duas luas no lugar dele. Os personagens deste livro certamente têm elementos de maldade ou estreiteza de espírito, mas eu os desenhei com uma alma benevolente e tolerante. Estes são homens e mulheres que podem, de alguma forma e por alguma razão, parecer-se com alguém que conhecemos ou, talvez, até com nós mesmos.”
A coleção inclui contos “Eu era moderado” que ganhou o primeiro prêmio no concurso literário “Dacia Maraini” Edição de 2023 de Calascibetta (pt), organizado por Fidapa, “Eu era uma pessoa terrível” que ficou em primeiro lugar na competição “Prêmio Piemonte de Literatura” Edição de 2023 de Turim E “Ele era atraente” ex aequo segundo lugar no “Prémio Literatura de Amor”, edição 2014, que também decorreu na capital piemontesa.
“Nenhuma das histórias é autobiográfica – Catânia comentou, respondendo a uma pergunta – mas em cada uma delas há alguma inspiração tirada da vida, de pessoas que conheci ou simplesmente conheci”
O livro é publicado pela Edições Multiverso de Mazara del Vallo e também é distribuído nas mais conhecidas livrarias online.