O sítio arqueológico Halesa em Tusa acolhe a performance “Bagliori”
Tusa – Uma reflexão sobre os remédios contra “os males do tempo”do mundo clássico ao das tradições populares, com uma incursão pelo universo contemporâneo.
o considerando “Brilha”encenado em Tusa Quarta-feira, 27 de dezembro, emÁrea arqueológica de Halesadentro da igreja Santa Maria. do Paladartem obtido grande sucesso de crítica e público, confirmando a qualidade da iniciativa implementada pela direção artística do Parque Arqueológico Tindari (produção Prólogo de Patti) como parte do festival de Natal “Lux em Tenebris”.
A voz atuante do diretor e da atriz é excelente e verdadeira Cinzia Maccagnano, acompanhado nas flautas pelo maestro Fabio Sodano, músico apreciado no panorama musical italiano. «No início do inverno – comenta a diretora e atriz Cinzia Maccagnano – precisamos sempre de bons votos, para nos lembrar de olhar para a luz, que é salvífica e geradora, mesmo quando o tempo das trevas, embora necessário, passa . São muitas as formas e os “remédios” que o homem sempre procurou ao longo dos séculos para afastar as sombras, as trevas do mundo, o medo do seu próprio tempo. Fê-lo exorcizando, através de litanias e orações imbuídas de crença e fé juntas, em busca de cura ou
de abundância. Ele fez isso através da análise racional do nosso comportamento diante da incerteza e do medo, esperando por sabedoria. Fê-lo através daquela observação atenta e visionária da vida contemporânea que nos permite profetizar o futuro, indicando o caminho mais luminoso para uma humanidade que ainda é humana. Tudo isto – explica Maccagnano – foi artisticamente condensado no recital Bagliori».
Para a ocasião, o sítio Halesa foi transformado em um pequeno presépio vivomontado ao redor da igreja Santa Maria delle Palate. Aqui os princípios fundadores do Natal encontraram plenitude no momento de colocar a criança no centro do altar, de onde irradiava uma forte mensagem de Paz. Pouco depois, Cinzia Maccagnano e Fabio Sodano conduziram o público através «os sulcos de luz»: reconstituindo os ritos dos curandeiros que aprendiam os remédios para as doenças na noite de Natal. Algumas passagens sobre o tempo e a coragem de Sêneca são inevitáveis, seguidas das reflexões de Gianfranco Perriera nas obras de seu pai Michele, magistralmente interpretadas por Maccagnano. As atuações dos meninos do time também foram admiráveis e intensas.Arci e “Ltt” com um texto sobre a guerra e uma dança ao som de “Imagine”. Ao encerrar a canção de Magnificat, realizado por Franca Maria Marguglio, conselheiro
de Município de Tusa.